Artigos
NRF 2022 – Uma Nova York diferente, inflação, vendas em alta, falta de mão-de-obra e problemas logísticos
Quem visitou a NRF 2022 encontrou uma Nova York diferente, preocupada com a Covid-19, prateleiras desabastecidas, vivendo um momento de inflação e com muitas vagas em aberto no varejo.
Baby-boomers e seu impacto no varejo
Por Maurício Morgado. Baby-boomer é um termo cunhado pelos norte-americanos para designar os consumidores nascidos depois da II Guerra Mundial, no século passado. O período de
Afinal, por que tanta emoção no varejo hoje em dia?
Por Maurício Morgado. Explicações para os recentes movimentos verificados no varejo de eletro-eletrônicos no país não são simples e, mais do que tudo, refletem movimentos
Experiência de compra no varejo
Por Maurício Morgado. Parar o carrão no estacionamento do supermercado. Pegar o carrinho de compras. Rodar com o carrinho pelo supermercado todo… e colocar cada
Organizações Digitalmente Integradas
Maurício Morgado Os aprendizados sobre a nova jornada de compras, muito discutida nos últimos anos, começam a tomar forma e consistência no dia-a-dia das operações
Em busca do super APP
Quem vai ser o nosso Alipay? Muitos estão tentando seguir os passos do gigante chinês nascido em janeiro de 2004. Em março de 2018 o
FAO Shwarz reabre em Nova Iorque
A FAO Schwarz retorna à Big Apple esta semana, três anos depois de fechar sua famosa loja na Quinta Avenida, oferecendo aos compradores uma experiência
Conheça a loja Amazon 4-star no SoHo
A loja conversa com o site da Amazon e só vendo os produtos avaliados com mais de 4 estrelas pelos clientes. Confira no vídeo a
Argos já era omnichannel antes de inventarem o termo
A Argos é uma varejista britânica de catálogos que opera no Reino Unido e na Irlanda, e hoje é uma subsidiária da Sainsbury’s desde 2016.
Google Assistant marcando horário no cabeleireiro
O Google mostrou uma nova capacidade do Google Assistente de cair o queixo: logo logo ele fará chamadas telefônicas em seu nome. O CEO da empresa,
O futuro do varejo é personalizado. E inteligente.
Por Maurício Morgado para a Revista Gôndola (nr. 261 março 2018) Um braço mecânico segurava elegantemente uma caneta tinteiro e escrevia sozinho, em letra cursiva,
Walmart foi às compras
O gigante de Bentonville está reagindo ao crescimento da Amazon, do Google e do Alibaba. Ou pelo menos se preparando fortemente para tal. Para isso,
Robôs para entrega domiciliar já estão operando
Que tal ter suas encomendas e mantimentos entregues por um carrinho robotizado? Os robôs da Starship foram concebidos para transportar o equivalente a duas sacolas de
Hema Market – o futuro do supermercado está na China
Link para: Hema Market O Hema Market, do grupo Alibaba, foi lançado em 2015 e já é um grande case de integração online e offline.
Rebecca Minkoff, onde online e offline se encontram.
A Rebecca Minkoff, varejista de moda feminina dos Estados Unidos, usa novas tecnologias para captar informações e oferecer serviços adicionais aos clientes de um jeito
Futuro do varejo vai além da tecnologia: é preciso ser humano, criativo e customizado
Essa foi a cobertura da Época Negócios ao nosso evento Tendências de Varejo. POR BARBARA BIGARELLI Saber aplicar novas tecnologias dentro e fora da
Entre, compre e saia sem passar pelo caixa. Conheça Amazon Go.
A Amazon quer conquistar o mercado alimentício e, bem, na minha opinião, o mundo. Acabaram de lançar um supermercado onde basta escolher os produtos, tirar
Tendências de Varejo 2016 – a era da inteligência e da experiência de compra
Impressões gerais sobre a NRF 2016 Maurício Morgado, para a revista Gôndola Apesar de termos mandado muito menos brasileiros para a feira esse ano, 1.135 contra
Saia de mãos vazias
A Bonobos, na parte baixa da Quinta Avenida, faz vizinhança com marcas tradicionais como J.Crew, Zara e Gap. Diferentemente dessas lojas, você pode visitar a Bonobos, provar
Varejo tem o pior resultado em 11 anos!
Hoje saiu a PMC, a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Veja no gráfico abaixo como o índice dessazonalizado mostra uma paradeira no varejo desde
Confiança do consumidor, sistema Cantareira e ações da Petrobrás – tudo em baixa.
Pois é, a confiança do consumidor só aponta para baixo. Está em níveis inferiores ao da crise de 2008 e já bateu nos patamares da época do
Hortifruti sempre mandando bem
Uma vez fui contratado por um grande jornal para pesquisar junto a varejistas de médio e pequeno porte o que eles poderiam fazer para conseguir
Agora a queda da confiança do consumidor chegou forte ao varejo
Durante os últimos dez anos o desempenho do varejo parecia imune (ou muito pouco afetado) pela confiança do consumidor. Episódios como o escândalo do mensalão
Shoestock, Heineken e peep toe
Apaixonado pelo varejo que sou, não pude deixar de notar a bela ação da Heineken com a Shoestock para a final da UEFA hoje à
Já temos mais de 3,3 milhões de domínios .br
Em 10 de março de 2014 tínhamos exatamente 3.350.398 domínios .br. No quadro acima você pode ver a evolução desses domínios desde 1996. Mais estatísticas dessa natureza
Lições da Convenção da NRF 2014
A pedido da Revista Gôndola, da AMIS-Associação Mineira de Supermercados, escrevi o artigo abaixo, um apanhado dos principais pontos discutidos esse ano na principal convenção
INSIGHTS COM ÉPOCA NEGÓCIOS: ‘A ERA DO CONSUMO NÃO ACABOU’
Segue cobertura da Época Negócios de evento organizado por eles e para o qual tive a honra de ter sido convidado.
A vida difícil dos lançadores de novos produtos
A vida não é fácil para quem quer lançar produtos novos. Em um comparativo entre os anos de 2011 e 2012, a Nielsen* informa que
NRF 2013 – Novidades e um pouco mais do mesmo
por Maurício Morgado A convenção da NRF deste ano mostrou uma dose bem maior de otimismo que a dos dois anos anteriores. Voltou-se a falar
Os números de 2012
Os duendes de estatísticas do WordPress.com prepararam um relatório para o ano de 2012 deste blog. Aqui está um resumo: 4,329 films were submitted to
Expectativas sobre a Black Friday norte-americana (a original)
Ontem nos Estados Unidos os consumidores mostraram na corrida às compras da Black Friday que o otimismo local anda realmente crescente. Nos últimos meses os
Sears e K-Mart: morte lenta
O Kmart, varejista pioneiro nas lojas de desconto (já era gigante quando o Walmart nasceu), hoje sob controle da Sears Holdings, está no meio de
Gôndolas virtuais chegam ao Brasil
Estão no Shopping Center Cidade Jardim e são do Pão-de-Açúcar. O cliente baixa um aplicativo, disponível para Iphone ou Android e faz as compras a
Mobile Shopping: o poder nas mãos do consumidor
De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen no 1 º trimestre de 2012, a grande maioria (79%) dos proprietários smartphones e tablet nos EUA têm usado
Lojas não sabem aproveitar o potencial de consumo de idosos
Segue artigo meu publicado na Folha de hoje (pág. b3). Boa leitura. No censo de 2010 a participação das pessoas com mais de 65 anos
Peapod – Supermercado Virtual
Hoje, no Congresso de Gestão da APAS 2012, assisti à super apresentação de Tim Dorgan,o e-merchandiser da Peapod, um supermercado online que atua nos Estados
Quase 80 milhões de usuários da Internet no Brasil!
Deu hoje no UOL e retransmito ipsis literis: O número de brasileiros que acessa a internet chegou a 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011,
Concorrência é a ‘alma’ das ruas de comércio especializado, dizem consultores e lojistas
Reproduzo matéria do Afonso Ferreira, do UOL, para a qual fui entrevistado. Luminárias, noivas, instrumentos musicais e eletrônicos; há ruas para todo tipo de comércio Na
NRF 2012: novos aprendizados e velhas constatações (3/7)
Conforme prometido ema postagens anteriores, segue a continuação das minhas impressões sobre a convenção da NRF (National Retail Federation), na sua edição 101, que aconteceu enre
KLM Meet & Seat
http://www.youtube.com/watch?v=eL2lWn7oup4
Entre no Facebook antes de embarcar para escolher um assento no avião ao lado de gente interessante. E eles estão testando em vôos para o Brasil.
Bom ou mau? Ético? Interesseiro demais? Você julga.
Brasil já tem 126 celulares para cada 100 habitantes
Publicado na Exame: No mês passado (fev 2012), o Brasil bateu seu recorde de novas ativações de celulares para um mês de fevereiro. Foram 2,4 milhões de
NRF 2012: novos aprendizados e velhas constatações (2/7)
Conforme prometido na postagem anterior, segue a continuação das minhas impressões sobre a convenção da NRF (National Retail Federation), na sua edição 101, que aconteceu enre
NRF 2012: novos aprendizados e velhas constatações (1/7)
Maurício Morgado A convenção da NRF (National Retail Federation), na sua edição 101, aconteceu nos dias 15 a 18 de janeiro de 2012. Havia dois
Marketing 4D
Bem, já está na hora de começar o ano nesse blog. Afinal, já é 27 de fevereiro! Seguem duas iniciativas muito interessantes de comunicação feitas
Os números de 2011
Os duendes de estatísticas do WordPress.com prepararam um relatório para o ano de 2011 deste blog. Aqui está um resumo: A sala de concertos da
Brasil apontado como principal mercado emergente por estudo de varejo da A.T. Kearney
A A.T. Kearney, uma importante consultoria internacionald de negócios, acaba de liberar, em parceria com a Microsoft o Índice de Desenvolvimento Global de Varejo (GRDI),
O que esperar para o Natal de 2011?
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fecomércio-SP, cujo objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e
Walmart desiste das lojas Marketside
O Walmart planeja fechar todas as suas lojas Marketside no final deste mês. As lojas, todas no Arizona – vão fechar 21 de outubro. Termina assim,
Lojas de roupas estão encolhendo
Segue reportagem que saiu hoje no Estadão e para a qual fui um dos entrevistados pelo Rodrigo Petry.
Jumbo do Chile lança sistema de compra por gôndolas virtuais em estação do metrô
A dica foi do Olegário da Nielsen. Vale a leitura. Um dia desses na Coréia e hoje já pertinho de nós. Jumbo lanza sistema de
O AMBIENTE DE LOJA E SEUS IMPACTOS NO VAREJO
A revista Novarejo na sua edição de número 17 (maio/junho de 2011) publicou um artigo meu sobre ambiente de loja. Segue a íntegra do artigo.
Show ao vivo de Chitãozinho e Xororó no YOUTUBE
Iniciativa interessante da Ford Caminhões: dia 15/5, às 20hs um show ao vivo de Chitãozinho e Xororó no YOUTUBE. Não é só o U2 não
Há concentração no varejo alimentar?
Acaba de chegar o 40. Ranking de Supermercados da Supermercado Moderno. Logo na capa se lê que o autosserviço fechou 2010 com R$ 203,9 bilhões de
Poder na mão do consumidor
A Internet tem se mostrado de uma força excepcional na crítica dos clientes às empresas que não prestam bons serviços ou oferecem produtos de baixa
Cão Fila Km 26
Muita gente deve se lembrar da pichação “Cão Fila Km 26”, tão presente nos anos 70. Fez parte de minha infância e adolescência. Tinha uma
Qual será a resposta da Ford?
Deu no Blue Bus: A Ford nao apenas quis tirar do ar o comercial da Nissan que mostrava rappers dançando e aproveitando o dinheiro a
Walmart planeja implantar centenas de lojas menores nos próximos três anos
Em uma apresentação em uma conferência do Bank of America Merrill Lynch na quinta-feira, o Walmart anunciou que irá abrir “centenas” de lojas de formato menor
Meias descombinadas. E é só o começo para a LittleMismatched.
A LittleMissMatched foi uma das sensações da NRF esse ano. O seu presidente e fundador, Jonah Staw, fez uma palestra lá e, bem, foi um
Genial! Amazon Remembers é Genial.
Nossa, fazia um bom tempo que esperava algo realmente interessante para postar no blog. Pois é, apareceu. Sabe aquele produto que você vê alguém usando