O que esperar para o Natal de 2011?

Facebook
Twitter
LinkedIn

O  Índice de Confiança  do Consumidor (ICC) da Fecomércio-SP, cujo objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura, tem ficado perto dos 150  pontos desde março desse ano. Para melhor interpretar o ICC, é importante  entender que ele varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Acompanhe no gráfico a seguir a quantas tem andado esse indicador na capital paulista. Note que ele é profundamente influenciado pelas notícias da imprensa. Por exemplo, na época do mensalão, em meados de 2005, caiu a seu patamar mais baixo desses últimos anos.

Mas, a essa altura do ano, terminando outubro, o que esperar para o Natal? Bem, se o humor de outubro prevê o humor do Natal, como aconteceu em muitos outros anos, teremos um Natal mais parecido com o de 2009 do que com o de 2010. É esperar para ver. Se fosse ao contrário, seria melhor.

ICC-Índice de Confiança do Consumidor FECOMÉRCIO-SP

Mais artigos

Baby-boomers e seu impacto no varejo

Por Maurício Morgado. Baby-boomer é um termo cunhado pelos norte-americanos para designar os consumidores nascidos depois da II Guerra Mundial, no século passado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *