NRF 2012: novos aprendizados e velhas constatações (2/7)

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Conforme prometido na postagem anterior, segue a continuação das minhas impressões sobre a convenção da NRF (National Retail Federation), na sua edição 101, que aconteceu enre 15 e 18 de janeiro de 2012. Lembro que dividi minhas impressões gerais em 7 postagens, conforme abaixo:

  • Interdependência e globalização (já publicada em 1/3/2012)
  • Brasil, a bola da vez (essa aqui que você está lendo)
  • Capitalismo consciente
  • Sustentabilidade
  • Techo-commerce
  • O papel da loja física
  • Velhas constatações, uma espécie de resumo do aprendizado das 12 últimas NRF´s que frequentei.

Boa leitura!

 

Brasil, a bola da vez

Com palestrantes do calibre de Marcos Gouvêa de Souza, Alberto Serrentino, Flávio Rocha, Frederico Trajano e Hugo Bethlem, o varejo brasileiro esteve muito bem representado em diversas palestras. Mas, além disso, o país foi valorizado por seu desempenho nos últimos anos e incrível potencial de crescimento na próxima década. Ira Kalish, o respeitadíssimo economista-chefe da Deloitte, apresentou um panorama muito favorável do nosso país, mostrando mais otimismo conosco do que com a China, Índia ou Rússia.

Que é lisonjeiro, não há dúvida. Afinal, depois de quase três décadas nos sentindo como uma espécie de escória econômica, pulando de crise em crise e de plano econômico em plano econômico (lembram-se?), é muito bom ser tratado com respeito e seriedade. Mas, não se enganem: essa atenção toda vai atrair ainda mais o interesse de grupos de varejo estrangeiros os quais, impossibilitados de crescerem em seus atuais territórios, já maduros e em crise econômica, buscarão expandir sua presença internacional e fazer a bola da vez quicar com mais força. Aguardem, porque mais concorrência internacional pode chegar. Uma consequência disso, e até para se precaverem contra essas investidas, grupos nacionais poderão juntar forças, e mais fusões e aquisições também  poderão acontecer. Teremos fortes emoções em 2012…

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