A A.T. Kearney, uma importante consultoria internacionald de negócios, acaba de liberar, em parceria com a Microsoft o Índice de Desenvolvimento Global de Varejo (GRDI), um estudo anual que classifica os 30 melhores países em desenvolvimento para expansão do varejo em todo o mundo. O índice classifica a atratividade da expansão do varejo em países emergentes com base no risco econômico e político, no mercado local de de varejo e na diferença entre o crescimento do produto nacional bruto e o crescimento do varejo de cada país.
Nos últimos 10 anos nos quais esse estudo foi feito, cinco países têm consistentemente aparecido entre os 10 primeiros: China, Índia, Rússia, Vietnã e Chile. A trajetória de crescimento do varejo mercado nesses países tem consistentemente superado outros mercados emergentes.
Só que nesse ano temos novidades. Enquanto a Ásia é fundamental para o economia global, a América do Sul está emergindo como um potencial motor de crescimento para o varejo. De fato, três dos cinco principais países do estudo da A.T. Kearney para 2011 são da América do Sul (veja quadro abaixo). E o Brasil lidera o ranking!
Segundo a consultoria, nosso país agora é agora a oitava maior economia mundial e liderou o ranking
por apresentar expectativa de crescimento do PIB de 5% nos próximos anos, ter uma grande população (principalmente urbana), e vendas no varejo despontando cada vez mais . Além disso, para a A.T. Kearney o país vai abrigar em 2016 Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de 2014 – e as preparações para tais eventos vão gerar bilhões de dólares em novos investimentos por aqui.
Fonte: Chain Store Age
0 resposta
Olá professor Maurício. Sempre acompanho os textos e notícias do seu blog. Ele é ótimo. Apenas a título de correção, a copa no Brasil será em 2014.
Corrigido! Obrigado Lucas pelo alerta.
abs