A vida não é fácil para quem quer lançar produtos novos. Em um comparativo entre os anos de 2011 e 2012, a Nielsen* informa que houve 20.220 novos produtos lançados e outros 16.600 descontinuados. O saldo final é de 3.620 itens. Realmente a gôndola não é elástica e a vida dos inovadores é complicada. A Nielsen informa também que só 5,4% dos lançamentos atingem maior participação que a média dos itens nas categorias a que pertencem. Ou seja, além de ser difícil se manter no mercado, conseguir sucesso expressivo é ainda mais complicado e raro.
Resta saber o quão inovadores mesmo eram esses produtos e quanto dessa inovação não foi feita “por obrigação”, para mostrar serviço. Sempre achei que é melhor cuidar bem do que já temos do que ficar inventando muita história. Não é que seja contra a inovação, muito pelo contrário, mas certos sabores, embalagens e segmentações são tão exóticos que nem consigo imaginar como passaram nos testes de produto. Bem, mas todo mundo tem direito ao seu momento “New Coke” na vida.
Bom Marketing!
*Fonte: Mudanças no Mercado Brasileiro 2013 – apresentação em evento da AMIS, abril 2013
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De forma análoga, é a velha história por que se preocupar / focar na busca de novos clientes e esquecer de atender bem aqueles que já são clientes?