Há concentração no varejo alimentar?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Acaba de chegar o 40. Ranking de Supermercados da Supermercado Moderno. Logo na capa se lê que o autosserviço fechou 2010 com R$ 203,9 bilhões de faturamento, com alta de vendas de 7,1%. Desde 2006, o aumento é superior a 5% ao ano. Mas e como ficaram as grandes redes? Ao que tudo indica, bem, já que cresceram a mesma coisa ou mais do que o próprio setor.

Mas, agora, a pergunta que não quer calar: há, de fato, concentração no setor? Não dá para dizer que não, visto que as três maiores representam 38,2% das vendas dos supermercados, conforme dados recolhidos na própria publicação. 

Grupo Lojas Área Vendas Funcionários %  Varejo Alimentar
Carrefour  654 1,5 mihão m2 82,0 mil 14,2
Pão-de-Açúcar 615 1,5 mihão m2 81,6 mil 13,0
Walmart 479 1,4 milhão m2 86,9 mil 11,0
        38,2

Mais artigos

Baby-boomers e seu impacto no varejo

Por Maurício Morgado. Baby-boomer é um termo cunhado pelos norte-americanos para designar os consumidores nascidos depois da II Guerra Mundial, no século passado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *