Acaba de chegar o 40. Ranking de Supermercados da Supermercado Moderno. Logo na capa se lê que o autosserviço fechou 2010 com R$ 203,9 bilhões de faturamento, com alta de vendas de 7,1%. Desde 2006, o aumento é superior a 5% ao ano. Mas e como ficaram as grandes redes? Ao que tudo indica, bem, já que cresceram a mesma coisa ou mais do que o próprio setor.
Mas, agora, a pergunta que não quer calar: há, de fato, concentração no setor? Não dá para dizer que não, visto que as três maiores representam 38,2% das vendas dos supermercados, conforme dados recolhidos na própria publicação.
Grupo | Lojas | Área Vendas | Funcionários | % Varejo Alimentar |
Carrefour | 654 | 1,5 mihão m2 | 82,0 mil | 14,2 |
Pão-de-Açúcar | 615 | 1,5 mihão m2 | 81,6 mil | 13,0 |
Walmart | 479 | 1,4 milhão m2 | 86,9 mil | 11,0 |
38,2 |