A vida difícil dos lançadores de novos produtos

Imagem

A vida não é fácil para quem quer lançar produtos novos. Em um comparativo entre os anos de 2011 e 2012, a Nielsen* informa que houve 20.220 novos produtos lançados e outros 16.600 descontinuados. O saldo final é de 3.620 itens. Realmente a gôndola não é elástica e a vida dos inovadores é complicada. A Nielsen informa também que só 5,4% dos lançamentos atingem maior participação que a média dos itens nas categorias a que pertencem. Ou seja, além de ser difícil se manter no mercado, conseguir sucesso expressivo é ainda mais complicado e raro.

Resta saber o quão inovadores mesmo eram esses produtos e quanto dessa inovação não foi feita “por obrigação”, para mostrar serviço. Sempre achei que é melhor cuidar bem do que já temos do que ficar inventando muita história. Não é que seja contra a inovação, muito pelo contrário, mas certos sabores, embalagens e segmentações são tão exóticos que nem consigo imaginar como passaram nos testes de produto. Bem, mas todo mundo tem direito ao seu momento “New Coke” na vida.

Bom Marketing!

 

*Fonte: Mudanças no Mercado Brasileiro 2013 – apresentação em evento da AMIS, abril 2013

Um comentário em “A vida difícil dos lançadores de novos produtos

Obrigado por seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s