Há concentração no varejo alimentar?

Acaba de chegar o 40. Ranking de Supermercados da Supermercado Moderno. Logo na capa se lê que o autosserviço fechou 2010 com R$ 203,9 bilhões de faturamento, com alta de vendas de 7,1%. Desde 2006, o aumento é superior a 5% ao ano. Mas e como ficaram as grandes redes? Ao que tudo indica, bem, já que cresceram a mesma coisa ou mais do que o próprio setor.

Mas, agora, a pergunta que não quer calar: há, de fato, concentração no setor? Não dá para dizer que não, visto que as três maiores representam 38,2% das vendas dos supermercados, conforme dados recolhidos na própria publicação. 

Grupo Lojas Área Vendas Funcionários %  Varejo Alimentar
Carrefour  654 1,5 mihão m2 82,0 mil 14,2
Pão-de-Açúcar 615 1,5 mihão m2 81,6 mil 13,0
Walmart 479 1,4 milhão m2 86,9 mil 11,0
        38,2

Obrigado por seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s