Aldi – simples e genial

A Aldi é uma empresa de origem alemã que tem aproximadamente nove mil lojas e fatura mundialmente 66 bilhões de dólares (Fonte: Hoovers, 2009). Os EUA representam cerca de 10% da operação em valor e em 2008 eram 989 lojas nesse país. Com base nos dados de 2007 a Delloite estima que a empresa Aldi seja a 10ª major empresa varejista do mundo, atrás do Walmart, Carrefour, Tesco, Metro, Home Depot, Kroger, Schwarz, Target, e Costco.

O posicionamento da empresa é a venda de produtos básicos de marca própria, com sortimento limitado e baixo preço. Opera lojas em locais onde o preçodo terreno é barato e constrói lojas muito espartanas. Emprega uma quantidade reduzidíssima de funcionários por loja (500 metros quadrados é operado às vezes por somente três funcionários). Vende predominantemente marcas proprietárias, que são dispostas na área de venda nos pallets que os fabricantes usam para a logística do produto. Nos EUA as lojas oferecem cerca de 1400 itens, incluindo carne fresca, cerveja e vinho. O conceito original (vender 500 itens) foi modificado para acomodar preferências, que estão sempre se alterando, mas a idéia central de vender por um preço inacreditável sempre permanece. A concentração na compra de um portfólio médio de 1.400 itens, sendo a maioria marca proprietária, permite à empresa obter as melhores negociações e, consequentemente, os menores custos de aquisição nesses itens.

A venda concentra-se nos produtos principais e a loja é bastante despojada. Os produtos são de ótima  qualidade e, apesar de concentrar os esforços em preços baixos, a qualidade da marca própria é tão boa quanto qualquer outra marca. A empresa oferece também garantia em dobro, ou seja, caso o cliente não esteja satisfeito com um produto, a Aldi troca o produto e devolve o dinheiro do cliente.

Resumindo: a loja tem preços incríveis, um ambiente que dá uma vontade danada de comprar e você sempre sai de lá com a sensação de ter feito ótimos negócios. Veja algumas fotos que coletei da Aldi.

Fontes:

www.aldifoods.com;

www.nxtbook.com/nxtbooks/nrfe/stores_globalpowers0109/

www.stores.org/pdf/09Top100chart.pdf

Obrigado por seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s